Corregedoria nacional conhece projetos sociais do MP do Tocantins
Com foco na promoção de Direitos Fundamentais, as correições ordinárias que vêm sendo realizadas pela Corregedoria Nacional buscam, dentre outros aspectos, fortalecer a defesa dos direitos e garantias do cidadão, proteger a população em situação de vulnerabilidade, fiscalizar a atuação das unidades ministeriais em prol da sociedade - inclusive por meio de projetos e ações institucionais - e fomentar a implementação de políticas públicas efetivas pelos órgãos governamentais.
Nesse sentido, e como parte da programação da Correição Ordinária no Ministério Público do Tocantins (MP/TO), o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, conheceu, nesta quarta-feira, 31 de julho, o projeto “Caminhos para proteção: chega de violência nas escolas!”, gerenciado pelos promotores de Justiça Benedicto Guedes Neto e André Ricardo Carvalho.
A iniciativa visa garantir a implementação das prerrogativas legais para a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura da paz no ambiente das escolas públicas urbanas e rurais do Estado do Tocantins.
Ângelo Fabiano participou de uma das etapas do projeto, ocasião em que 150 educadores da rede pública tocantinense receberam orientações acerca de práticas resolutivas em situações de violência. “A questão relativa à segurança nas escolas é uma preocupação do Conselho Nacional do Ministério Público. Precisamos reforçar a prevenção contra a violência no ambiente escolar em todo o país, e esse projeto é fundamental para a conscientização e o combate a esse tipo de situação e para a promoção da cultura da paz.”, declarou o corregedor nacional.
Foram realizadas, ainda, visitas ao Centro Integrado 18 de maio, local que promove atendimento a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência; e ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), espaço que dispõe de atuação integrada de órgãos e instituições com o objetivo de dar qualidade ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei.
Acompanharam o corregedor nacional nas visitas o coordenador-geral e o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis e Mauricio Coentro; e a coordenadora de Correições e Inspeções, Karina Rocha.
*Com informações e fotos da Corregedoria Nacional do MP